Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Contexto Histórico do Surgimento da Sociologia

TEXTO BASE:

SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA POSITIVISTA

A formação da Sociologia é o resultado histórico de uma necessidade urgente de dar respostas racionais aos problemas sociais inaugurados pela estrutura social moderna, consolidada através da dupla revolução liberal-burguesa (Revolução Francesa e a Revolução Industrial).

A Revolução Francesa, processo social e político ocorrido na França entre 1789 e 1799, cujas principais conseqüências foram a queda de Luís XVI, a abolição da monarquia e a proclamação da República, que poria fim ao Antigo Regime.
As
causas determinantes de tal processo estavam na incapacidade das classes dominantes (nobreza, clero e burguesia) de enfrentar os problemas do Estado, a indecisão da monarquia, o excesso de impostos que pesavam sobre os camponeses, o empobrecimento dos trabalhadores, a agitação intelectual estimulada pelo Século das Luzes e o exemplo da Guerra da Independência norte-americana. Os iluministas atacavam os fundamentos da sociedade feudal, os privilégios dos nobres e as restrições que estes impunham aos interesses econômicos e políticos da burguesia. Combinando o uso da razão e da observação os iluministas analisaram as instituições da época demonstrando que elas eram injustas e deveriam ser iluminadas.

A Revolução Industrial foi a expressão do poder da burguesia em ascensão e demonstrou a eficácia do novo saber inaugurado no séc. XVII, levando a concepção de cientificismo, no qual a ciência é considerada o único conhecimento possível e o método utilizado pelas ciências sociais o único válido. Representou também o triunfo da indústria capitalista.


Até o séc. XVII

Séc. XVII, XVIII e XIX

Senhor de feudal x servos

Burguesia x proletariado

Valores: família (linhagem)

Oposição ao trabalho

Valores: prestígio resultante do esforço e da capacidade de trabalho individual

Riqueza: terras

Riqueza: moeda, metais preciosos.

Influência do dogmatismo: e revelação

Poder exclusivo da razão (capacidade de discernir, distinguir e comparar)

A nova ordem social nascente, totalmente distinta do passado medieval e antigo, exige novas formas interpretativas, portanto a SOCIOLOGIA POSITIVISTA surge de uma combinação histórica e temporal entre os problemas e pontos críticos da modernidade, através da formação de um corpo teórico e metodológico estruturado numa forma de conhecer a realidade de modo racional e experimental, herança das ciências físicas e naturais.

Principais impactos das Revoluções na sociedade européia:

I. Crescimento das desigualdades e contrastes sociais implementados pela consolidação do capitalismo industrial, inaugurando a problemática e o tema da "questão social", que é apresentado nos aglomerados urbanos como Londres e Paris no século XIX.

II. Formação de um modo-de-produção (capitalismo) que subsiste através de uma relação contrastiva entre as classes, marcada pela expropriação "legítima" da força de trabalho do proletariado, ocasionando crises de pré-rompimento na relação capital x trabalho.

III. Rompimento com os modos de vida tradicionais e com as instituições morais pertencentes à tradição, eliminação gradual das relações cooperativas e comunitárias e inauguração de relações sociais dissociativas, intensificando a diferenciação dos indivíduos e provocando um processo de individualização.

IV. Racionalização estrutural das sociedades economicamente avançadas, na esfera econômica; inauguração de relações despojadas de valores afetivos e particularismos, na esfera política; burocratização do aparelho estatal, na esfera filosófica; laicização e secularização das instituições e condutas.


RESUMO NO LINK:
http://www.4shared.com/office/0ghnCwLw/01_01Surgimento_2.html


Um grande Abraço!!

3 comentários: