Páginas

domingo, 15 de maio de 2011

As crises e a necessidade de Emancipação

Vale perguntar: desde quando “viver mais por si mesmo” é sinal de emancipação? Onde está a coletividade? Onde está o bem-estar e a satisfação das necessidades coletivas? A prioridade deve ser sempre o indivíduo? Uma soma de indivíduos satisfeitos forma uma coletividade emancipada? O que “alguns” não percebem é que a emancipação humana está inevitavelmente no nível da coletividade — que é muito mais que a soma dos indivíduos —, na medida em que o homem emancipado é aquele que reconhece suas necessidades inseridas num conjunto de necessidades da comunidade e, assim, age em função de uma complexa interação entre individualidade e coletividade.

Reconhecer os outros e viver em função da satisfação de interesses comunitários parece ser muito mais emancipador que ter de decidir qual objeto comprar para si diante de quilômetros de prateleiras disponíveis nos hipermercados ou diante das inúmeras vitrines dos shopping centers. Os indivíduos seriam muito mais emancipados se fossem capazes de fazer escolhas e tomar decisões — para além do campo do consumo — visando ao bem coletivo não só de hoje, como também das futuras gerações. Isso porque a emancipação significa, para concordar com Adorno (1995b), o resgate da autonomia que, sob o capitalismo, fica subsumida à heteronomia, ou seja, ao fetichismo da mercadoria

Não adianta aumentar a oferta de bens e serviços de forma a aumentar o desejo das pessoas se a possibilidade de consumo não aumenta para todo mundo, ou seja, o desejo pode ter sido democratizado com a produção em massa, mas ,o poder de compra não foi. Antes disso é preciso perguntar por que o aumento da oferta de bens para todos deve ser visto como um projeto social necessário. Que referencial de sociedade está sendo tomado quando se estabelece o aumento de consumo de mercadorias como um fator de desenvolvimento e, por tanto, uma meta a ser alcançada?

Diante disso, vale a pena ver ou rever alguns documentários sobre: CRISES, DESEMPREGO, EXPLORAÇÃO, CORPORAÇÕES ...

http://docverdade.blogspot.com/search/label/crise

http://docverdade.blogspot.com/search/label/corpora%C3%A7%C3%B5es


Não fuja da história. Faça sua parte!

Sem comentários:

Enviar um comentário