Páginas

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Uma Nova Ordem Moral [Comte]

 
Auguste Comte
filosofia positivista

Obs1:
No intuito de Resolver a crise social, Comte não propugna¹, e nisto vai se opor aos contra-revolucionários, uma volta da História sobre si mesma. E igualmente ao contrário dos socialistas, ele não procura tampouco transformar o mundo por alguma atividade revolucionária qualquer. Comte augura², isto sim, uma nova ordem social, com base não em “crenças teológicas” mas nas conquistas da filosofia positivista. Esse positivismo é declinado em duas regras elementares: observar os fatos sem emitir qualquer juízo de valor e enunciar leis.

propugna¹: luta na defesa de algo.
augura²: prever, pressagiar.

Obs2:
“Saber para prever e prever para poder” – eis a fórmula que melhor resume o espírito da filosofia positivista.


Obs3:
Comte está convicto de que combinando ordem e progresso o positivismo vai superar a teologia e a revolução. Seu segredo?

Obs4:
A construção de uma sociedade unida, de uma religião da humanidade que consolide e aperfeiçoe os fundamentos da sociedade (isto é, a religião, a família, a linguagem, a propriedade ...). Acha-se assim definida a missão da sociologia, disciplina que toma de empréstimo algumas conquistas do método científico para se aplicar à observação e ao enunciado de leis relativas aos fenômenos sociais.

Slides da aula de Auguste Comte:

http://www.4shared.com/office/Tx28_Ve8/02_02Positivismo_ComteII.html

1 comentário:

  1. Obrigado pela disponibilização dos conteúdos em seu blog.

    ResponderEliminar