Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2012

Comte

Texto base para estudo: Auguste Comte [http://www.4shared.com/office/jEBhvFxI/file.html]

AUGUSTE COMTE
A Dupla Revolução Burguesa, Industrial e Francesa, ao mesmo tempo que consolidou o poder burguês na Europa Ocidental, trouxe tam-bém a impressão de que as sociedades européias estavam desorganizadas e anárquicas.
Sob o peso da máquina e temendo a massa, as classes dominantes, lideradas pela burguesia, passam a reconhecer em um novo surto de idéias, denominado positivismo, a doutrina capaz de estabilizar a organização da sociedade.
A configuração da sociologia em seu nascimen-to deixa claro seu compromisso com a classe burguesa. E evidencia disso seu discurso preten-samente neutro de defesa incondicional da ordem social capitalista e do progresso econômico como sinal da evolução social. Assim nasce o pensa-mento positivista: Saint Simon, Le Play, Le Bon e Auguste Comte entendida como um corpo teórico e técnico de justificativa da manutenção do poder da burguesia.
Logo estava em curso uma tentativa de promo-ver a conformação social de maneira científica, mediante a submissão das individualidades frente a um projeto de sociedade dirigido por institui-ções: a família, a Igreja, o Estado, etc.


A) O Positivismo de Auguste Comte

ORGANICISMO: definição do objeto sociedade, que é percebida como um corpo, um organismo complexo composto por diferentes partes, cujo funcionamento coeso e integrado, necessariamen-te marcado por uma harmonia e equilíbrio natu-rais, possibilitaria uma evolução contínua.

CIENTIFICISMO: Comte recorre à metodologia das ciências naturais, depositando uma fé absoluta e ina balável na razão, como única forma (objetiva e neutça), de compreender o funcionamento do organismo social; sendo a ciência sempre inquestionável — na medida em que o conhecimento científico seria a tradução da realidade sob a forma de leis naturais.

LEI DA ORDEM E DO PROGRESSO: a soci-edade possuiria dois movimentos naturais e essenciais. Movimento estático: responsável pela organização e equilíbrio do organismo, ajustando os individuos às condições que garantiriam um melhor funcionamento da sociedade. A harmonia é pressuposto fundamental da vida social e do próprio progresso. Movimento dinâmico: é o responsável pela evo lução do organismo social, segundo a lei universal: do mais simples para o mais complexo. Tal evolução se dá de forma linear e não contraditória.

EVOLUCIONISMO: buscando construir uma teoria justificadora das desigualdades sociais e do imperialis mo europeu. Visão linear, mecânica e etnocêntrica das diferentes sociedades.

LEI DOS TRÊS ESTÁGIOS: seleção natural
1- Teológico
2- Metafísico
3- Positivo ou Científico

1) Teológico
     - primitivo “provisório e preparatório”
     - explicações através de agentes sobrenaturais
     - o homem imagina ter uma compreensão absoluta do mundo
       a) Fetichismo
       b) Politeísmo
       c) Monoteísmo (transição ao estagio metafísico). 

2) Metafísico
     - explicações por meio de entidades ocultas ou abstratas
     - estágio transitório

3) Positivo
     - estágio mais evoluído
     - sociedades avançadas
     - dois movimentos
a.    Movimento Estático ou Ordem
b.    Movimento Dinâmico ou Progresso


EXERCÍCIOS

Questão 01
Marque Verdadeiro ou Falso para as alternativas que indicam o contexto histórico, social e filosófi-co que possibilitou a gênese da sociologia.

I (  ) A sociologia é um produto das revoluções francesa e industrial e foi uma resposta às novas situações colocadas por estas revoluções.
II (  ) Com o desenvolvimento do industrialismo, o sistema social passou da produção da guerra para a produção das coisas úteis, através da orga-nização da ciência e das artes.
III (  ) O pensamento filosófico dos séculos XVII e XVIII contribuiu para popularizar os avanços científicos, sendo a teologia a forma norteadora desse pensamento.
IV (  ) A formação de uma sociedade, que se industrializava e urbanizava em ritmo crescente, propiciou o fortalecimento da servidão e da famí-lia patriarcal.
GABARITO: V, V, F, F

Questão 02
Surgida no momento de consolidação da socieda-de capitalista, a Sociologia tinha uma importante tarefa a cumprir na visão de seus fundadores, dentre os quais se destaca Augusto Comte e Saint-Simon, marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

I (  ) Desenvolver o puro espírito científico e in-vestigativo, sem maiores preocupações de nature-za prática, deixando a solução dos problemas sociais por conta dos homens de ação.
II (  ) Incentivar o espírito crítico na sociedade e, dessa forma, colaborar para transformar radical-mente a ordem capitalista, responsável pela exploração dos trabalhadores.
III (  ) Contribuir para a solução dos problemas sociais decorrentes da Revolução Industrial, tendo em vista a necessária estabilização da ordem proletária.
IV (  ) Tornar realidade o chamado “socialismo utópico”, visto como única alternativa para a superação das lutas de classe em que a sociedade capitalista estava mergulhada.
GABARITO: F, F, V, F

Questão 03
Sobre o surgimento da sociologia, marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

I (  ) a consolidação do sistema capitalista na Europa no século XIX forneceu os elementos que serviram de base para o surgimento da sociologia como ciência particular.
II (  ) o homem passou a ser visto, do ponto de vista  sociológico, a partir de sua inserção na soci-edade e nos grupos sociais que a constituem.
III (  ) aquilo que a sociologia estuda constitui-se historicamente como o conjunto de relacionamentos que os homens estabelecem entre si na vida em sociedade.
IV (  ) interessa  para a sociologia, não indivíduos isolados, mas inter-relacionados com os diferentes grupos sociais dos quais fazem parte, como a escola, a família, as classes sociais etc..
GABARITO: V, V, V, V

2 comentários: