Páginas

domingo, 22 de julho de 2012

CONFLITO:: Capital X Trabalho

O capitalismo tornou o trabalhador alienado, isto é, separou-o de seus meios de produção (suas terras, ferramentas, máquinas, etc), os quais passaram a pertencer à classe dominante, a burguesia. Desse modo, para poder sobreviver, o trabalhador é obrigado a vender sua força de trabalho à classe burguesa, recebendo um salário.
            Como há mais pessoas que empregos, o excesso de procura motiva o proletário a aceitar, pela sua força de trabalho, um valor estabelecido pelo seu patrão. Caso negue, achando que é pouco, o patrão estala os dedos e milhares de outros aparecem em busca do emprego. Portanto, é aceitar ou morrer de fome.
            Com a alienação nega-se ao trabalhador o poder de discutir as políticas trabalhistas, além de serem excluídos das decisões gerenciais. A alienação elimina do indivíduo a percepção de seu potencial, e não permite que ele entenda que é igual a qualquer outro, submetendo-se à interesses que não os seus. A auto-alienação o torna vazio, pouco entende do mundo em que está inserido, pois não reflete sobre o que ocorre ao seu redor.

A Construção da usina de Belo Monte é um ótimo exemplo da relação conflituosa entre Capital e Trabalho.

Belo Monte, uma usina polêmica | Parte 1 | A obra




  Esta é a primeira matéria de uma série de reportagens do Jornal da Cultura sobre a construção da Usina de Belo Monte.A terceira maior hidrelétrica do mundo está no centro do debate sobre os rumos do desenvolvimento brasileiro, já que o empreendimento de R$ 26 bilhões tem mudado profundamente a paisagem, o meio ambiente e as relações humanas em plena amazônia.
  Neste vídeo, você vai conhecer as características dessa obra. A reportagem é de Ricardo Ferraz, que viajou ao Pará na companhia do cientista política e comentarista do Jornal da Cultura, Carlos Novaes.

Reportagem exibida originalmente na TV Cultura, no dia 16 de julho de 2012.




Belo Monte, uma usina polêmica | Parte 2 | Os impactos


 
 Na segunda reportagem da série sobre a Usina de Belo Monte, o Jornal da Cultura mostra os impactos que a obra vai trazer para o ecossistema da Amazônia.Pelo plano autorizado pelo governo, um trecho de 90 Km do Rio Xingu terá a quantidade de água sensivelmente reduzida. E os ambientalistas alertam para os problemas que isso pode trazer para as plantas e os animais da região.

Reportagem exibida originalmente na TV Cultura, no dia 17 de julho de 2012.



Belo Monte, uma usina polêmica | Parte 3 | Os indígenas



 Na terceira reportagem da série, o Jornal da Cultura mostra a situação dos indígenais diretamente afetados pela construção da terceira maior hidrelétrica do mundo.Nossa equipe visitou três aldeias, inclusive a do povo Xikrin, localizada no interior da Amazônia. Os índios receberam presentes da empresa responsável por Belo Monte, mas temem perder o bem mais precioso: o Rio Xingu.

Reportagem exibida originalmente na TV Cultura, no dia 18 de julho de 2012.





 

A construção da Usina de Belo Monte significa uma oportunidade de emprego para milhares de trabalhadores de todo o país. Gente que viaja para o Pará em busca de bons salários e estabilidade, mas que muitas vezes não consegue uma vaga por problemas de capacitação. 
 Reportagem exibida originalmente na TV Cultura, no dia 19 de julho de 2012. 




Belo Monte, uma usina polêmica | Parte 5 | A cidade 

  
Altamira, o maior município brasileiro em extensão territorial, está se tornando também a cidade que mais cresce em número de habitantes. A prefeitura estima que cerca de 20 mil pessoas se mudaram para Altamira nos últimos três anos. E o motivo é um só: a construção da Usina de Belo Monte.
Reportagem exibida originalmente na TV Cultura, no dia 20 de julho de 2012.



Belo Monte, uma usina polêmica | Parte 6 | Os ribeirinhos 
 
Na última reportagem da série sobre a construção da Usina de Belo Monte, você vai saber como os moradores, que vivem há anos à beira do Rio Xingu, serão afetados pela terceira maior hidrelétrica do mundo.
Reportagem exibida originalmente na TV Cultura, no dia 21 de julho de 2012.

2 comentários:

  1. Bem "mansinho" o documentário, não?! Poderia ter abordado alguns outros assuntos que dizem respeito a funcionalidade energética para o Brasil. No entanto, mostra a realidade crua dos que serão afetados. Fica claro também a falta de informação e consciência por parte dos que trabalham para a conclusão da obra, não sabem o que constroem ou o impacto que terá a sua ação. Pode-se ver pela (aparente)alienação do próprio gerente sócio ambiental da norte energia e o brilho no olhar daquele que esta na iminência de um novo emprego.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confira então essa palestra realizada pelo IEA (INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS - USP)

      http://www.iea.usp.br/online/midiateca/energia/index.html

      Belo Monte: Impactos e Alternativas de Geração de Energia

      Expositores: Andrea Zhouri (UFMG), Frederico Mauad (EESC-USP), Célio Bermann (IEE-USP)
      Coordenador: Wagner Costa Ribeiro (FFLCH-IEA)

      Eliminar